terça-feira, 14 de julho de 2015

Como fazer para descartar lixo eletrônico (computadores, celulares e aparelhos)

Passei por esta situação recentemente: um computador antigo estava fazendo volume no quartinho da bagunça, com monitor, CPU, impressora, tudo que já não era mais usado e nem tinha mais condições de ser reciclado e usado por outra pessoa. Então, o que fazer? Procurei no Google onde descartar o lixo eletrônico em São Paulo, cidade onde moro, e tive acesso a uma lista de locais que fazem a coleta deste tipo de material (computadores, impressoras, celulares, aparelhos eletrônicos como video-cassete, DVD, Blu-Ray, telefones etc), mas, para minha surpresa, infelizmente, a lista estava desatualizada. Por conta disto, resolvi postar uma lista atualizada e tentar nacionalizá-la ao máximo. Conto com a ajuda de vcs.

Me mandem mensagem clicando aqui falando sobre suas experiências e dando o serviço completo que postarei aqui. Vamos, assim, ajudar quem precisar País afora.


O Brasil é um dos países que mais gera resíduos eletrônicos no mundo. Na América Latina, aparecemos como líderes no ranking de lixo eletrônico, segundo a ONU (Organização das Nações Unidas). Para ter uma ideia, em 2012, o País produziu 2 milhões de toneladas de eletrônicos e gerou 1,4 milhão de toneladas deste tipo de lixo. Dentro deste panorama, há uma boa notícia: o Brasil foi o primeiro na América do Sul a criar, em 2010, uma lei para regulamentar o setor de resíduos eletrônicos.

É muito fácil descartar este tipo de material. Geralmente, são cooperativas de reciclagem de lixo que fazem a coleta. Indico ligar ou mandar um e-mail antes de ir ao local para checar se está funcionando, horários de atendimento e os procedimentos para descarte.

São Paulo:


Coopamare - Rua Galeno de Almeida, 659, Pinheiros - 11-3064-3976 - Aceita todo tipo de lixo eletrônico.

Coopermiti - Bairro do Limão - 11-3666-0849 - Aceita eletroeletrônicos como rádios, aparelhos de som, materiais de informática, impressoras, CPUs, placas de circuitos, teclados, mouses, fontes de energia, eletrodomésticos, refrigeradores, microondas, liquidificadores, telefones, celulares, câmeras filmadoras e fotográficas e brinquedos eletrônicos. Há ecopontos espalhados pela cidade que também recebem os descartes.

Museu do Computador - Av. do Rio Bonito, 1.201, Socorro - 11-4666-7545 - Tem mais de 15.000 itens em seu acervo e aceita doações há mais de 16 anos. Para fazê-las, é preciso preencher um formulário e enviar pelo site www.museudocomputador.org.br e aguardar que eles entrem em contato.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário